Máxima por C-Studio

Partilhe nas Redes Sociais

She's Mercedes Off Road Experience

Para elas
não há limites

O destino escolhido foi a serra da Estrela e o desafio apelava à aventura de a (re)descobrir por caminhos diferentes, arrojados e inspiradores. Uma viagem conduzida no feminino, cujo resultado só podia ser um: homenagear as mulheres.

Inspiração fora de estrada

Ser mulher já é uma inspiração. De 12 a 14 de novembro, um grupo de aventureiras demonstrou que a inspiração pode ser dizer “Sim” à aventura pela serra ao volante dos seus Mercedes-Benz.

N o âmbito da já quinta edição da iniciativa She’s Mercedes Off Road Experience, a perspetiva de uma jornada de mente aberta por lugares especiais prometia emoções fortes. Entusiasmadas e focadas na diversão, a adrenalina sentia-se no ar. Uma viagem de exploração, inspiração, conexão e empoderamento, num encontro de mulheres em que a diversidade de cada uma – espelhada na diversidade da natureza – seria a força motriz para o sucesso conjunto.
Logo à chegada, no dia 12 de novembro, as mais de 75 participantes começaram em grande, tendo ao seu dispor um dos mais apelativos locais de descanso da serra da Estrela, o H2Otel, com tudo a que tinham direito. Este eco-hotel certificado, localizado em Unhais da Serra e inteiramente dedicado ao bem-estar, com piscinas deslumbrantes e um spa maravilhoso, foi o melhor prenúncio do que ainda estava para vir ao longo deste fim de semana inteiramente dedicado a “elas”.
Neste desafio pensado para mulheres dinâmicas e inspiradoras, que apreciam altas doses de adrenalina e gostam de pôr as suas técnicas e perícia de condução todo-o-terreno à prova, houve direito a subidas sinuosas, curvas apertadas e caminhos próprios de serras onde a natureza ainda é rainha, com recantos e paisagens de tirar o fôlego.
Para espicaçar o grau de dificuldade, as destemidas participantes tiveram de dar uma pausa ao GPS para se guiar pelo road book.A comprovar a sua resistência, durabilidade e conforto, e retirando sempre o melhor de cada viatura, a caravana contou com 30 automóveis de vários modelos Mercedes-Benz com tecnologia 4MATIC, sendo de destacar o famoso modelo ML que fez furor à sua passagem – não fosse o carro do filme Jurassic Park!

      Depois de retemperar energias e com tudo pensado ao pormenor, 13 de novembro foi dia de acordar bem cedo para a primeira etapa. Depois do pequeno-almoço, a vontade e a força para desbravar a tão prometida serra estavam ao rubro e chegara a hora de avançar para o terreno. Conduzindo por entre vegetação diversificada, a caravana foi parando em alguns pontos-chave locais, como o Centro de Limpeza de Neve, onde se ficou a conhecer o processo que envolve a limpeza e manutenção das estradas da serra no inverno.
      Dali se subiu ao Poço do Inferno (mais adequado seria chamar-lhe Poço do Paraíso, dada a sua beleza), uma pequena lagoa em plena Serra resultante de uma queda de água, meio escondida por entre dois blocos de rocha e envolvida pelas matizes exuberantes da vegetação, com cerca de dez metros de altura. Para quem porventura associasse a serra apenas a neve e queijos, esta vista ímpar terá mudado a sua opinião. Um filme em que as cores quentes outonais contrastavam com o frio que avisava a chegada do inverno, ao som da cascata como banda sonora, foi para todas a visão do éden.
      De peito cheio, seguiram-se descidas íngremes e algo intimidantes que as condutoras fizeram de sorriso nos lábios e a fotografar as paisagens à sua passagem, até chegar ao Museu do Pão, em Seia, onde teve lugar o merecido almoço. Só podia ser paragem obrigatória, este que é um dos maiores museus do pão em todo o mundo (se não o maior) onde se exibem as tradições, história e arte do pão português.
      À tarde as emoções aqueceram nos trilhos off road com grau de dificuldade acrescido e descidas corta-fogo a 18º que, se fizeram disparar a adrenalina, também multiplicaram o espírito de camaradagem e entreajuda. A caravana seguiu viagem por entre risos e boa-disposição, em momentos de convívio inolvidáveis.
      À noite, e porque este evento pretende ir muito além do passeio para ser uma verdadeira partilha de experiências, foi tempo de falar sobre sustentabilidade e ambiente, com foco não só na viagem que a insígnia tem feito rumo a um cada vez menor impacto ambiental, mas também dando palco à R-Coat – uma marca que partilha alguns dos valores com a Mercedes-Benz, como a reutilização de materiais, o empreendedorismo, o design e a elegância que a sustentabilidade pode trazer para as nossas vidas. Um momento de aprendizagem e de partilha entre as oradoras e as participantes, com a serra da Estrela como cenário. Inesquecível, com certeza.

      É sempre bom fazer parte de uma iniciativa destas que mostra o empoderamento feminino, mostrando que nós também sabemos estar ao volante e à altura.

      She's Mercedes Talks

      Conversas
      Sustentáveis

      Anna Masiello e Yasmin Medeiros, as inovadoras e empreendedoras da marca R-Coat, falaram de algumas formas de fazer soprar estes ventos de mudança. Basta dar um pouco de nós e caminhar lado a lado para trazer mais “verde” ao planeta azul.

      Talk She's Mercedes

      Anna Masiello

      Fundadora da R-Coat

      Tem 28 anos, é italiana e apaixonada pela natureza. Tirou um mestrado em Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade no ISCTE-IUL em Lisboa, e por cá ficou. Focando o seu trabalho no tema do consumo consciente, zero waste, desperdício alimentar, economia circular e moda sustentável, assumiu a missão de mostrar que todos podemos fazer mais pelo planeta, e assim surgiu a R-Coat.

      Ao aperceber-se da quantidade de guarda-chuvas partidos que iam parar ao lixo decidiu dar-lhes uma nova vida, transformando-os numa linha de casacos e chapéus simplesmente fantástica, evitando emissões de gás de efeito estufa e contribuindo para uma indústria de moda mais sustentável. Também partilha dicas sobre vida sustentável na conta @hero_to_0 desde 2017.

      Pessoa 1

      Yasmin Medeiros

      Cofundadora da R-Coat

      Formada em Publicidade e com mestrado em Design Management no IADE, já trabalhou na área de e-commerce e SaaS, packaging e branding para empresas dos ramos alimentar, higiene e beleza, e na área de comunicação para grandes redes de restauração e supermercados no Brasil. Mas a sua paixão pela moda sustentável e o sonho de inovar e ser promotora de um futuro melhor falou mais alto e foi materializado na criação da R-Coat.

      Yasmin representa o empreendedorismo feminino “de modo a promover sustentabilidade através de uma nova abordagem para a moda, que enxerga o lixo como recurso. Com R-Coat, conseguimos quebrar os padrões da indústria com um modelo de economia circular que inova ao envolver o consumidor no modelo de negócios”.

      Pessoa 1

      Futuro no feminino

      É tempo de unir forças no que concerne ao respeito pela diferença e pelo ambiente. Na viagem pela serra está implícito este convite a todas as mulheres (e homens). Afinal, citando Alicia Keys – partner da She’s Mercedes – “We can dream the future”.

      C riado o ambiente para novas perspetivas e imbuídas de renovada energia, a aventura continuou no domingo, 14 de novembro, com a segunda etapa do percurso. Partiu-se rumo ao outro lado da Serra, com belíssimas paisagens como companhia, e a bravura das condutoras não arredou pé (pelo contrário, ainda as estimulou) perante estradas estreitas, descidas sinuosas, percursos de terra ou passagens em ribeiros.
      No coração maciço da Serra da Estrela, na vila de Manteigas, onde a 2000 metros de altura se respira o ar do ponto mais alto de Portugal Continental, visitaram a Ecolã. Aqui foram convidadas a conhecer um pouco da história do fabrico artesanal das lãs e da tecelagem local, uma tradição antiga que partiu para a modernidade no respeito pelo saber-fazer ancestral e por um estilo de vida natural e sustentável, que algumas participantes passaram a ver com um olhar renovado.

          O final da etapa e da proeza foi em Belmonte, onde, todas juntas, conversaram como só as mulheres sabem fazer e partilharam os melhores momentos de cada uma nesta aventura tão plena de acontecimentos. A sensação de estar em sintonia com a natureza, as magníficas paisagens, as cores de uma serra tão bela quanto imponente e o descobrir em conjunto o quão corajosas são ao pôr à prova com bravura as suas perícias ao volante. Mas acima de tudo, a emoção de, juntas, terem partilhado a experiência deste She’s Mercedes Off Road Experience, que voltou a superar todas as expetativas e ficará para sempre na memória de todas e de cada uma. E que os ventos que esta experiência trouxe continuem a soprar em todas as direções.

          She’s não é de agora, mas é mais atual do que nunca. A vontade de forjar e definir o próprio caminho foi personalizada por Bertha Benz, uma visionária, fonte de inspiração e parceira de negócios do seu marido, Carl Benz, que foi a primeira pessoa a fazer uma viagem de longa distância num veículo motorizado. Com este feito, pavimentou o caminho para a história de sucesso da marca.
          Hoje, a viagem faz-se rumo a um futuro mais sustentável. Preservar recursos, reciclar e reutilizar são uma realidade na marca que conta atualmente com mais de 100 componentes sustentáveis no seu design de luxo moderno, assim como o impacto ambiental dos automóveis já é documentado em certificados ambientais testados. A caminho de uma mobilidade sem emissões de CO2, a Mercedes-Benz – sempre sinónimo de inovação – está empenhada na proteção do meio ambiente e na purificação do ar.

          She’s diversão, aventura, emoção, partilha, empoderamento. She’s somos todas nós. Estas mulheres dinâmicas foram uma inspiração, deixe-se inspirar também. Este pode ser o mote da She’s Mercedes, uma iniciativa dedicada a inspirar, conectar e capacitar mulheres que querem fazer as coisas acontecer, num diálogo que transcende culturas, setores e experiências de vida.
          A Serra da Estrela, nos seus caminhos arrojados, foi o melhor cenário para a quinta edição do She’s Mercedes Off Road Experience. Se há uma coisa que as venturosas envolvidas nos podem transmitir é que ser poderoso significa ter uma palavra a dizer, que cada história ou vivência é única à sua maneira e que, apesar de serem todas distintas, é essa diferença que as une na força de seguir em frente, ao se empoderarem umas às outras para atingirem o objetivo juntas e aproveitarem ao máximo um encontro repleto de boa-disposição, na estrada e não só, facilitador de contactos e amizades que (quem sabe) levarão pela vida fora. Uma experiência seguramente inspiradora para tantas outras mulheres.

          É para mim um grande prazer e privilégio participar neste evento (…) na Serra da Estrela, um local magnífico, no meio da natureza (…).